Koinobori é a junção das palavras: koi ? (carpa) e nobori ??? (estandarte, bandeira). A tradição teve início no Período Edo (1603 – 1868), nas casas dos samurais. Eles colocavam adornos com formato de carpa no jardim para que os meninos fossem corajosos, fortes e perseverantes como um samurai.
Segundo uma antiga lenda, um cardume de peixes tentava subir o Rio Amarelo. Entre eles havia um grupo formado por carpas douradas, que, unidas, ganhavam força para nadar contra a correnteza. Quando chegaram à última cachoeira, chamada Ryuumon, o desafio parecia impossível, mas as carpas se recusaram a desistir e continuaram tentando alcançar o topo.
A cada falha, elas continuavam se esforçando para seguir em frente. Tanto empenho chamou a atenção de demônios locais, que resolveram aumentar a força da queda d’água para dificultar ainda mais o desafio. Passados 100 anos, uma carpa finalmente alcançou o topo da cachoeira, conhecido como Portal do Dragão. Em reconhecimento à sua perseverança, os deuses transformaram-na em um dragão dourado – a imagem de coragem, força e perseverança. Tais atributos são vistos como essenciais para que as pessoas superem os desafios e lições que encontram ao longo da vida. Além disso, a carpa também costuma ser associada à boa sorte, sucesso, prosperidade e longevidade.
Para celebrar o dia de hoje, que tal fazer o seu próprio koinobori com coisas que você já tem em casa?
Fonte: Japan House SP