10/12/21 - 14:48:35

Novo cônsul-geral do Japão recepcionado no Nikkei Curitiba.

De retorno à capital paranaense, Keiji Hamada também visitou a Câmara Municipal e o prefeito Rafael Greca.

O novo cônsul-geral do Japão, Keiji Hamada, investido da função em outubro, esteve em visita à sede do Nikkei Curitiba no início de novembro, sendo recepcionado por integrantes da diretoria, incluindo o presidente Roberto Issamu Yosida. O vice-cônsul Higaki Sotaro também participou do encontro, que foi bastante restrito em observância às medidas sanitárias em vigência devido à pandemia, mas relevante na análise de temas culturais e integrativos.
CONFIRA AQUI A MENSAGEM DE CHEGADA DO NOVO CÔNSUL DO JAPÃO .

Graduado na Faculdade de Estudos Estrangeiros em Língua Portuguesa (1985) e mestre em Economia e Política Internacional pela Aoyama Gakuin University, Keiji Hamada ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e já chefiou o consulado de seu país em Zimbábue, São Paulo, Moçambique, Botsuana e também em Curitiba (em 2019), com alcance de jurisdição nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No dia 10 de novembro, a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba  teve a participação do cônsul-geral, a convite do vereador Nori Seto, ex-presidente do Nikkei Curitiba. Ao se apresentar aos parlamentares municipais, o diplomata fez doação à Casa de uma peça de cerâmica Tamba Tachikui, fabricada na Província de Hyogo, cidade de Sasayama e arredores, em um dos seis fornos mais antigos do Japão. Recebeu dom presidente do legislativo, Tico Kusma, uma peça em vidro que representa o Palácio Rio Branco, sede histórica da CMC e com o livro Curitiba – Biocidade.
Na oportunidade, o vereador Nori Seto ainda destacou que Curitiba possui a segunda maior comunidade nikkei do Brasil, com aproximadamente 40 mil descendentes de japoneses. “Temos vários locais em Curitiba que fazem referência ao Japão, presença forte na gastronomia e tradição em eventos culturais, como os festivais matsuris”, disse. O vereador ainda presenteou o cônsul com uma camisa do time do Coritiba, que tinha acabado de confirmar seu retorno à primeira divisão do futebol brasileiro.
Por sua vez, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recepcionou o novo cônsul-geral Keiji Hamada no dia 23 de novembro, no Palácio 29 de Março. Além do encontro na Prefeitura, Keiji Hamada acompanhou a exposição A Beleza do Artesanato de Tohoku, no Museu Municipal de Arte (MuMA), que faz parte dos eventos em comemoração ao mês da cultura japonesa.
“Neste mês, quando celebramos a união de nossos países e a memória da imigração dos japoneses ao Brasil, a Prefeitura é parceira e empresta o Museu Municipal de Arte do Portão para a apresentação de uma exposição de artistas japoneses. O cônsul Hamada é um amigo de Curitiba e é sempre muito bem-vindo”, disse o prefeito Greca na ocasião.
O cônsul agradeceu a receptividade que teve ao voltar a trabalhar na capital do Paraná. Berço de uma significativa comunidade japonesa, Curitiba mantém intensas relações com municípios e entidades japonesas, incluindo a Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão). “Estou muito feliz em voltar a Curitiba e espero estreitar ainda mais a relação de meu país com esta cidade que sempre recebe os japoneses de braços abertos”, disse.

Últimas notícias