26/08/22 - 22:21:08

Haru Matsuri - Festival da Primavera

No ano da retomada dos eventos, após 2 anos de espera, o Haru Matsuri - Festival da Primavera estará de volta, em sua 30ª edição, comemorando a estação das flores com atrações culturais para a família toda.


Estão programadas apresentações de Dança Folclórica Japonesa, Dança Moderna, Taiko - tambores, Karaokê - canção japonesa, e demonstrações de Artes Marciais (Kendo, Karatê e Judô).

O público poderá participar de oficinas de origami (dobradura de papel), kutsudama (ornamento/amuleto), furoshiki (técnica de embrulho), bonsai (árvore em bandeja), caligrafia japonesa, e mangá.

Aos amantes da cultura pop, será imperdível o concurso de Cosplay.

Serão realizadas exposições de arranjos florais, ikebanas, das escolas Ikenobo e Ohara-ryu em dois espaços, cada uma com seu estilo.

Em 2022, ao completar 35 anos de sua fundação, o Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobo América do Sul - "Ikebana Ikenobo Nanbei Paraná Shibu" realizará uma exposição comemorativa, trazendo vários ikebanas, nos estilos tradicional e contemporâneo, valorizando a natureza associada à criatividade e à beleza em harmonia com a sensibilidade interior do autor e os ambientes.

A realidade virtual do “Sky Bridge Experience” será trazida pela Fundação Japão, no Espaço RPC, e proporcionará ao público uma experiência única.

Fortalecendo os laços de amizade entre as etnias, o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade se apresentará nos dois dias do evento.

Estandes com diversos produtos e artesanatos estarão atendendo durante todo o evento, assim como a grandiosa praça de alimentação com pratos típicos da culinária japonesa.

O Haru Matsuri é uma festa de reverências às flores em que se revive o clima de amor à natureza e à arte, tão apreciadas pelos japoneses. A vivência que teve Toyoshigue Murazaki, um dos pioneiros da imigração japonesa ao passar, no séc XX, pela Festa da Primavera de Curitiba (homenagem à estação das flores e à mitologia Grega), foi inspiração para a criação da versão nikkei da festa.

 

03 e 04 de SETEMBRO

SAB (10h às 20h)

DOM (10h às 18h)

 

Cerimônia de abertura oficial, Sábado às 13h

 

Parque Barigui

Centro de Eventos Positivo - Curitiba, PR

INGRESSO: R$ 10,00 ou 15,00 para os dois dias

(isento até 12 anos e acima de 60)

Classificação Livre

 

Local com facilidades para pessoas com mobilidade reduzida

Espaço reservado para idosos e pessoas com necessidades especiais.

Disponibilização da programação do evento em braile, descrições em libras e audionarração de atrações disponibilizadas nas redes sociais do Nikkei Curitiba.

 

Últimas notícias