13/12/21 - 14:30:15

Artesanato de Tohoku em exposição no Museu de Arte até 26 de dezembro.

Mostra itinerante integra calendário de atividades dentro do Mês da Cultura Japonesa 2021.

Dentro do Mês da Cultura Japonesa 2021, foi inaugurada no dia 23 de novembro a exposição itinerante “A Beleza do Artesanato de Tohoku”, no Museu Municipal de Arte (MuMa), na Avenida República Argentina, 3430, no terminal do Portão, em Curitiba. O horário de visitação é das 10 às 19h, de terça-feira a domingo. É uma oportunidade para conhecer mais sobre o artesanato japonês. Ficará aberta à visitação até 26 de dezembro, um domingo, com acesso gratuito.
A mostra foi criada em lembrança de um ano do Grande Terremoto do Leste do Japão, ocorrido em 11 de março de 2011. Neste ano em que se marca 10 anos da tragédia, a Exposição chega a Curitiba para mostrar um pouco sobre a maravilhosa arte que nasceu e sobreviveu na região de Tohoku. A iniciativa tem participação do Consulado do Japão em Curitiba e Fundação Japão, bem como apoio promocional do Nikkei Curitiba. O curador da mostra é Ryuichi Matsubara. Ele faz as explicações.
“As obras de artesanato em exibição abrangem todos os tipos de gêneros, incluindo cerâmica, louças de laca, têxteis, trabalhos em metal e artesanato em madeira e bambu. Além do belo artesanato tradicional desses utensílios e tecidos, a exposição apresenta trabalhos criados por artistas que, inspirados no belo trabalho artesanal das obras populares, refletem o clima cultural e o espírito de Tohoku. Embora esta exposição se concentre em Tohoku, técnicas de artesanato altamente desenvolvidas foram transmitidas em muitas outras partes do Japão. Ao introduzir essas tradições artesanais no exterior, espero que possamos transmitir uma apreciação da sensibilidade estética do Japão e da habilidade de mestre para as pessoas ao redor do mundo”.
Também na Cinemateca de Curitiba ocorre de 22 a 27 de novembro a Mostra de Filmes Japoneses 2021. São seis filmes com áudio original e legendas em português. Devido às medidas de restrições, há necessidade de inscrição prévia por email (cultura@c1.mofa.go.jp) para entrada na Cinemateca. São 70 vagas por exibição.
Confira o vídeo da abertura exposição itinerante, que teve as presenças do cônsul do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, e do vice-cônsul Higaki Sotaro. O vídeo está disponível no canal do YouTube do Consulado Geral do Japão em Curitiba.

Últimas notícias